A TRÍADE SIMBÓLICA DO MITO ADÂMICO: HERMENÊUTICA RICOEURIANA NA SEGUNDA PARTE D’A SIMBÓLICA DO MAL (1960)

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1033-7

Título do Trabalho
A TRÍADE SIMBÓLICA DO MITO ADÂMICO: HERMENÊUTICA RICOEURIANA NA SEGUNDA PARTE D’A SIMBÓLICA DO MAL (1960)
Autores
  • Pedro Henrique Cristaldo Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Simbologia da queda, pecado e culpa
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.pucsp.br/anais/atelier-fonds-ricoeur/875109-a-triade-simbolica-do-mito-adamico--hermeneutica-ricoeuriana-na-segunda-parte-da-simbolica-do-mal-(1960)
ISBN
978-65-272-1033-7
Palavras-Chave
Cultura, Mito, Hermenêutica, Ricœur, Símbolo.
Resumo
Paul Ricœur, em A Simbólica do Mal de 1960, segundo volume de Finitude e Culpabilidade, inserida em sua Filosofia da Vontade II, desenvolve uma descrição dos símbolos do mal mediante o método hermenêutico, extraindo a função simbólica do mito, e a reflexão fenomenológica, extraindo a experiência da crença por meio da imaginação à consciência religiosa. O objetivo geral da presente comunicação é apresentar a tríade simbólica que compõem o mito adâmico narrado nas Escrituras hebraicas do Tanakh e nas epístolas paulinas neotestamentárias a partir das reflexões ricoeurianas sobre o simbolismo mítico e religioso da cultura helênica e da tradição judaico-cristã. A metodologia a ser utilizada na presente comunicação será um estudo comparativo entre três mitos: o “mito da criação” conforme descrito na Torá e nas tragédias gregas, o “mito da visão trágica da existência” e do deus mau e o “mito da alma exilada” proveniente do orfismo pré-platônico, formando a tríade simbólica que converge para o sentido pleno do mito adâmico. Sendo o mito uma narrativa tradicional de eventos que constituem a ação ritual religiosa e instruem o pensamento na compreensão de si mesmo, do mundo e do sagrado, conclui-se, assim, que o valor do símbolo mítico consiste na fundamentação do imaginário humano manifesto na cultura.
Título do Evento
Primeiro Atelier do Fonds Ricœur na América Latina
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Primeiro Atelier do Fonds Ricoeur na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Pedro Henrique Cristaldo. A TRÍADE SIMBÓLICA DO MITO ADÂMICO: HERMENÊUTICA RICOEURIANA NA SEGUNDA PARTE D’A SIMBÓLICA DO MAL (1960).. In: Anais do Primeiro Atelier do Fonds Ricoeur na América Latina. Anais...Sao Paulo(SP) Av. Nazaré, 993, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/atelier-fonds-ricoeur/875109-A-TRIADE-SIMBOLICA-DO-MITO-ADAMICO--HERMENEUTICA-RICOEURIANA-NA-SEGUNDA-PARTE-DA-SIMBOLICA-DO-MAL-(1960). Acesso em: 28/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes