Apresentação
É com imenso prazer que apresentamos os anais do Primeiro Ateliê Ricoeur na América Latina. Aqui graças ao primoroso envolvimento de vários professores, pesquisadores, estudantes, temos agora acesso aos textos das comunicações do Primeiro Ateliê Ricoeur na América Latina, centrado na Philosophie de la Volonté de Paul Ricoeur. Este evento, organizado pela Rede Brasil-Ricoeur em colaboração com a PUC São Paulo e com apoio do Fonds Ricoeur, foi celebrado de 5 a 7 de agosto de 2024 no campus Ipiranga da PUC-SP, em São Paulo, Brasil.
Desde sua criação em maio de 2022, a Rede Brasil-Ricoeur organizou um congresso internacional em Campinas, reunindo personalidades eminentes como Jean-Luc Amalric, Beatriz Contreras, Ernst Wolff, Hélio Gentil e Jeanne-Marie Gagnebin, com a participação ativa de mais de 70 pesquisadores do Brasil e da América Latina. Nosso objetivo é transcender as fronteiras da filosofia para adotar uma perspectiva interdisciplinar, gerando um diálogo rico e diversificado em torno do pensamento de Paul Ricœur.
O ateliê surge da necessidade de proporcionar um espaço de reflexão e diálogo sobre a obra de Ricoeur na América Latina. Inspirado nos bem-sucedidos Ateliers de Verão do Fonds Ricoeur, o evento segue o modelo francês de abordar uma das grandes obras de Ricoeur a cada ano, começando com os dois volumes da "Filosofia da Vontade" ("O voluntário e o involuntário"; "O homem falível" e "A simbólica do mal").
Diferente de um formato tradicional de conferências, o Ateliê Ricoeur adota uma abordagem de oficina ou workshop. As discussões foram conduzidas em mesas redondas, proporcionando um ambiente propício para o debate e a troca de ideias entre os participantes. Não houve, pois, mesas paralelas, permitindo que todos os presentes se concentrassem em um único tema central, proporcionando uma imersão mais profunda na obra de Ricoeur.
Se tratou de um evento que, inicialmente nos inspiraram trabalha apenas com duas línguas oficiais que são o francês e o inglês. Nesta perspectiva, nós escolhemos o português e o espanhol como as nossas, mas também fomos contemplados com conferências em Inglêes e em Francês. Demos também uma ênfase especial ao convite de palestrantes brasileiras e latinoamericanas.
O ateliê foi uma experiência agradabilíssima com uma variedade de abordagens, sob a perspectiva plural de Ricoeur e de seu diálogo com os mais diversos campos do saber e do pensar. O tema central do 1º Ateliê Ricoeur na América Latina será "Le Volontaire et l'Involontaire" compôs o tom do evento. O fato dos trabalhos giremram em torno de uma mesma lida desde perspectivas diversas, uma vez que a obra ricoeuriana abre espaço para debates de uma riqueza diferenciada.
Além das mesas redondas e apresentações de trabalhos, o ateliê contou com conferências especiais ministradas por renomados especialistas de projeção internacional, cujo acesso de algumas estão publicadas nestes anais. Alguns textos não nos chegaram no tempo estipulado. Outros serão publicados no livro que está a caminho.
Boa leitura a todos.
Prof. Dr. José Aguiar Nobre (PUC-SP). Organizador.
Não existem edições anteriores
Comissão Científica
André Filipe de Farias Sass (FTBSP)
Cláudio Reichert do Nascimento ((UFOB)
Cristina Henrique da Costa (UNICAMP)
Elizeu da Conceição (UPC-Roma)
Cristina Amaro Viana (UFAL)
Dayvid da Silva (PUC-SP)
Ney de Souza (PUC-SP)
Gilberto Dias Nunes (PUC-SP)
Helio Salles Gentil (USJT)
Manoel Coracy Saboia Dias (UFAC)
Noeli Rossatto (UFSM)
Roberto Roque Lauxen (UESB)
Weiny César Freitas (UFMS)
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Andrés Bruzzone (USP)
Prof. Dr. Donizete José Xavier (PUC-SP)
Prof. Dr. José Aguiar Nobre (PUC-SP)
Prof. Dr. Roberto Roque Lauxen (UESB)
Prof. Dr. Dayvid da Silva (PUC-SP)
A Ação |
A Decisão / Possibilidade / Poder |
A noção de consentimento entre necessidade e liberdade |
A visão trágica da existência e a dialética da recusa e do consentimento |
A Vivência / Práxis |
Culpa, responsabilidade e ética na filosofia da vontade |
Dialética do voluntário e do involuntário. Decisão e aceitação |
Ética da memória e responsabilidade histórica |
Indeterminação, hesitação e duração na tomada de decisão |
Motivação, emoção e espontaneidade corporal na ação |
O corpo como campo de motivação e ação |
Projeto individual, horizonte de humanidade e comunicação |
Simbologia da queda, pecado e culpa |
Sofrimento e dor. Prazer. O bem. |
Temporalidade e estrutura da ação voluntária |
Transcendência e atestação de si na filosofia da vontade |