VIII Seminário Internacional Web Currículo

VIII Seminário Internacional Web Currículo

online PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes) - São Paulo - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

Espaços, tempos e contextos híbridos

Sobre o evento

Mantendo a tradição e a relevância do Seminário, realizado a cada dois anos desde 2008, em 2023 a PUC-SP reafirma sua presença na pesquisa, na formação de educadores e na produção científica sobre temas relacionados a currículo e tecnologias ao oferecer ao público um espaço de formação, atualização e interlocução de pesquisadores, gestores, docentes e discentes de distintas áreas de conhecimento e profissionais do campo das tecnologias em educação, educação a distância, on-line, remota, híbrida, educação inclusiva  e cultura digital. 

O VIII Seminário Internacional Web Currículo conta com a participação da Faculdade de Educação, com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação da PUC-SP, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) e com a Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

O Seminário tem os seguintes objetivos:

  • Proporcionar um ambiente dialógico de partilha de experiências e de fomento a novas ideias entre professores de diferentes níveis de ensino, pesquisadores, estudantes e outros profissionais;

  • Identificar fundamentos, resultados e metodologias de investigação, desenvolvidos com foco em contextos de aprendizagem presenciais, a distância ou híbridos, que integram as mídias e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);

  • Fomentar o debate sobre concepções e práticas curriculares, que se desenvolvem com a mediação de distintos dispositivos tecnológicos, em especial aqueles que propiciam a mobilidade, associados com outros recursos, criando condições para a integração entre contextos de aprendizagem, presenciais e virtuais, educação formal, não formal e informal mediante uma perspectiva humanista.

Palestrantes Convidados

O VIII Seminário Web Currículo conta com a participação de palestrantes convidados, externos e internos à PUC-SP, nacionais e internacionais.

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Programação

A programação se estrutura em duas etapas: atividades on-line, em 21 de novembro de 2023, com ciclos dialógicos on-line e oficinas; evento presencial nos dias 22 e 23 de novembro de 2023.

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissão de Trabalhos

O VIII Seminário Internacional Web Currículo se propõe a fortalecer o diálogo entre professores de pós-graduação, graduação, licenciaturas, educação básica, de contextos de educação formal, informal e não formal, do setor produtivo, de projetos socioculturais e afins. Para tanto, as atividades se caracterizam como palestras de estudiosos do Brasil e do exterior, mesas-redondas com convidados, ciclos dialógicos on-line e sessões de apresentação de trabalhos nas modalidades descritas a seguir. 

  1. Comunicação oral: formato de artigo completo caracterizado como um trabalho original e ainda não publicado. O artigo pode versar sobre análise de uma experiência ou resultados de pesquisa, descrição de projeto em andamento, desenvolvimento de materiais didáticos digitais de apoio ao currículo, sempre seguindo o rigor e a estrutura de trabalho científico.

  2. Pôster: formato de artigo curto contendo um relato analítico sobre pesquisas, cursos, experiências e atividades em andamento.

  3. Simpósio: aglutina três comunicações orais em torno de um tema. Deve ser submetido pelo coordenador/proponente do simpósio, junto com um resumo geral que apresenta e justifica a relevância do tema. A submissão deve ser feita em um único arquivo do tipo “.doc”. As comunicações de uma proposta de Simpósio aprovada são apresentadas em conjunto em uma sessão do Seminário.

  4. Relato de Prática Pedagógica: relato de uma atividade desenvolvida em distintos ambientes escolares e não escolares, registrado em formulário específico disponível no site. O relato pode ser apresentado em conjunto por professores e alunos envolvidos na atividade pedagógica.

  5. Seminário de Pesquisa: apresentação de pesquisa (doutorado, mestrado ou iniciação científica) em andamento ou concluída recentemente. A submissão segue o formato de artigo, conforme orientações de comunicação oral.

  6. Oficinas: com duração de uma ou duas horas, presencial ou on-line com atividades mão na massa. A proposta deve ser registrada em formulário específico disponível no site do evento.
O evento possui vagas limitadas para participação e apresentação de trabalhos nas modalidades especificadas, tendo como foco um dos seguintes eixos temáticos:

  1. Ética e responsabilidade digital em educação
  2. Currículo e tecnologias em contextos emergentes
  3. Formação de professores na cultura digital
  4. Inovação educacional e curricular na prática
  5. Políticas públicas da educação
  6. Currículo, conhecimento e cultura
  7. Currículo, formação de professores, metodologias ativas e interdisciplinaridade
  8. Inteligência artificial e educação
  9. Educação híbrida e escolarização aberta

Submissões

Todos os trabalhos a serem submetidos devem ser enviados exclusivamente pelo sistema de submissão do evento, por meio do cadastro pessoal do(s) autor(es) para que sejam avaliados pelo Comitê Científico, respeitando as orientações de formatação e normas que regem a submissão de trabalhos, disponibilizadas nos links a seguir.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Comissões

Coordenação
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Comissão organizadora
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Fernando José de Almeida
Maria da Graça Moreira da Silva
Alípio Márcio Dias Casali
Madalena Guasco Peixoto
Ana Valéria Barbosa da Silva
Cleide Maria dos Santos Muñoz
Gerlane Romão Fonseca Perrier
Maria Eduarda de Lima Menezes
Marisa Garbellini Sensato

Comitê científico/pareceristas
Participam do Comitê Científico os pesquisadores com experiência relacionada aos eixos temáticos do Seminário.

Equipe de apoio técnico

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Monte Alegre a Rua Monte Alegre nr. 984 - Perdizes - São Paulo/SP.

A programação se estrutura em duas etapas: atividades on-line, em 21 de novembro de 2023 e evento presencial nos dias 22 e 23 de novembro de 2023.

Certificados

Os certificados serão emitidos nesta plataforma após o encerramento do seminário para os participantes que completarem todas as etapas de sua inscrição.



Anais

Serão publicados os trabalhos aprovados para os participantes que completarem todas as etapas de sua inscrição.


Datas Importantes

Submissão de trabalhos: de 03 de julho a 10 de setembro de 2023 - Submissões prorrogadas até 27/09/2023

Publicação dos resultados: 20 de outubro de 2023 - Primeira lista.

                                                   27 de outubro  de 2023 - Segunda lista.

                                                   03 de novembro  de 2023 - Terceira lista.



Parceria

Apoio


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}