Anais do VIII Seminário Internacional Web Currículo

Carregando

(IN)SEGURANÇA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO Marcos Antonio da Silva; Vinicius Tadeu de Almeida; Márcio Rafael Costa Cruz; Marcio Nanamura
“CANSEI DE DAR AULA PARA BOLINHAS”: FOMENTANDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA E COCONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AULAS ONLINE Elizabeth Sara Lewis
“COLETIVO DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO”: TRABALHANDO COM VULNERABILIDADES Fernanda Coelho Liberali; Thiago Lazaro Pereira da Silva
“NÃO TINHA NINGUÉM QUE JULGASSE”: CURRÍCULO, SEXUALIDADE E TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNAS LÉSBICAS Elizabeth Sara Lewis; Carolina Real Assis Ribeiro
“SHIPPADOS COM AS MÍDIAS E COM A CIÊNCIA”: LEITURA CRÍTICA DAS/COM AS MÍDIAS SOBRE AS INTER-RELAÇÕES ENTRE PANDEMIA E CRISE AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Akira Okada Júnior; Rafaela Ferreira dos Santos; Samara Rodrigues de Brito; Taís Rabetti Giannella
A AÇÃO SUPERVISORA COM APOIO DAS TIC NA REDE DE EDUCAÇÃO ESTADUAL PAULISTA Camila Aparecida Santi Ramos; Patricia Gallo
A APLICABILIDADE DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUM IMPORTANTE COLÉGIO DA ZONA SUL DE SÃO PAULO Igor Golinelli; Franciane Zanetti Campanerut; Walter Kudo Maejima
A ARTE DE PERGUNTAR: TÉCNICA DE ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. Mindla Monica Wrencher Fleider
A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM CURRÍCULO DE CULTURA DIGITAL Carolina Gil Santos; Ana Carolina Vieira Ribeiro
A CURADORIA ASSUMIDA: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO CURRICULAR EM UMA SOCIEDADE ALGORITMIZADA Luiz Coppi
A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO DO NAF VIRTUAL Renata Herta Weiss; Juliana Lira de Andrade; Inês Barbosa de Oliveira
A DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: ACOLHER E EDUCAR COM PERTENCIMENTO E SENSIBILIDADE. Domingas Luciene Feitosa Sousa; Lucileyde Feitosa
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Eliana Baptiston Schmidt; Neide de Aquino Noffs
A ESCOLARIZAÇÃO ABERTA E OS PROJETOS INOVADORES EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PORTEIRAS. Karine Pinheiro de Souza; Daniel Alberto de Souza Figueiredo; Valéria Alves Vieira
A ESCREVIVÊNCIA COLABORATIVA COMO BUSCA PARA UM CURRÍCULO ENGAJADO COM AS DEMANDAS SOCIAIS Patrícia Cintra


Anais do VIII Seminário Internacional Web Currículo


Apresentação

O VIII Seminário Web Currículo, se realiza desde o ano de 2008, em uma promoção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, mediante iniciativa e responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Faculdade de Educação. Em sua oitava edição o seminário foi realizado no período de 21 a 23 de novembro de 2023 e assumiu o tema Espaços, Tempos e Contextos Híbridos.

O evento se constitui como espaço de formação e diálogo entre pesquisadores, gestores, docentes e discentes de distintas áreas de conhecimento e profissionais que trabalham no campo das tecnologias em educação, fomentando o compartilhamento de experiências e conhecimentos, a identificação das contribuições da pesquisa científica, dos avanços das práticas que integram o currículo e as tecnologias e de novas questões de investigação. Além disso, trata-se de um espaço de reafirmação da liderança da PUC-SP nos campos de estudos sobre educação e tecnologias, educação a distância on-line, remota, híbrida, educação inclusiva, cultura digital, educação híbrida, inteligência artificial, entre outros.

O Seminário tem os seguintes objetivos:

  • Proporcionar um ambiente dialógico de partilha de experiências e de fomento a novas ideias entre professores de diferentes níveis de ensino, pesquisadores, estudantes e outros profissionais;
  • Identificar fundamentos, resultados e metodologias de investigação, desenvolvidos com foco em contextos de aprendizagem presenciais, a distância ou híbridos, que integram as mídias e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
  • Fomentar o debate sobre concepções e práticas curriculares, que se desenvolvem com a mediação de distintos dispositivos tecnológicos, em especial aqueles que propiciam a mobilidade, associados com outros recursos, criando condições para a integração entre contextos de aprendizagem, presenciais e virtuais, educação formal, não formal e informal mediante uma perspectiva humanista.

Esta obra, apresentada em formato de e-book, contém os trabalhos submetidos pelos autores conforme orientações expressas nas normas do evento, que foram aprovados pelo Comitê Científico para apresentação no VIII Seminário Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos, e posteriormente revistos para compor esta publicação.

Os trabalhos versaram sobre diversos eixos temáticos, com destaque para: Ética e responsabilidade digital em educação; Currículo e tecnologias em contextos emergentes; Formação de professores na cultura digital; Inovação educacional e curricular na prática; Políticas públicas de currículo; Currículo, conhecimento e cultura; Formação de professores; Inteligência artificial em educação; Educação híbrida; Escolarização aberta e educação inclusiva; Ciência aberta.

Constam neste e-book os trabalhos completos apresentados nas modalidades: Comunicação oral; Pôster; Seminário de Pesquisa. Apresentam-se, também, os resumos dos trabalhos da modalidade relato de prática e dos Simpósios, cujos textos agregam três comunicações orais.

Os textos que compõem este e-book evidenciam a pluralidade de fundamentos, metodologias e contextos estudados pelos autores, mostrando a diversidade real do campo de estudos e de práticas acerca de tecnologias em educação, bem como a polissemia conceitual do currículo e de sua integração com as tecnologias. A discrepância entre as ênfases teóricas, metodológicas e as práticas retratadas ilustra o respeito à diversidade e o fortalecimento do Seminário Web Currículo como espaço de diálogo e de defesa de uma educação mais humanizadora, com equidade, justiça social e curricular, voltado à propagação do conhecimento e à partilha de experiências sobre temática candente das práticas sociais, laborais, educacionais, acadêmicas e políticas.

Trata-se assim de um testemunho do compromisso cívico e educacional da universidade, de professores, pesquisadores e profissionais de distintos setores de atividades e organizações, de tornar público o conhecimento produzido por meio de pesquisas e de relatos de experiências trabalhando com os instrumentos culturais, especialmente com as mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação, que assumem papel central na cultura digital associada com a diversidade de culturas inerente à sociedade contemporânea.

Por conseguinte, a obra referente aos Anais do VIII Seminário Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos, espelha o empenho e a participação da academia, de pesquisadores, educadores e outros profissionais na produção e disseminação do conhecimento sobre as temáticas em foco, com potencial de provocar novas reflexões, novos questionamentos e temas de pesquisas.

A comissão organizadora do VIII Seminário Web Currículo agradece a todos pela inestimável contribuição, competência e compromisso. Gratidão especial àqueles que contribuíram com suas brilhantes palestras e apresentações em ciclos dialógicos, aos autores que submeteram suas produções à crítica do Comitê Científico, aos pareceristas que se dedicaram à leitura atenta e apreciação dos trabalhos submetidos, aos membros das diversas comissões do evento, ao suporte técnico e demais colaboradores (alunos, egressos e monitores), a todos que tornaram viável a publicação desta obra!  

Responsável


FICHA TÉCNICA

EVENTO
VIII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades

DATA
21 a 23 de novembro de 2023

LOCAL
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil

REALIZAÇÃO
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP
Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Faculdade de Educação

PARCERIA
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

APOIO
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, PUC-SP
Pró-Reitoria de Graduação, PUC-SP
Associação Brasileira de Currículo (ABdC)
Centro de Estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação - CETIC.br
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
Casio

COORDENAÇÃO
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Alípio Márcio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.
Ana Valéria Barbosa da Silva, Fundação Vanzolini
Cleide Maria dos Santos Muñoz, Must University, Estados Unidos da América
Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.
Gerlane Romão Fonseca Perrier, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE.
Maria da Graça Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.
Maria Eduarda de Lima Menezes, Beacon School
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.
Madalena Guasco Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.
Marisa Garbellini Sensato, Must University, Estados Unidos da América
Roseli Zen Cerny – Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

GESTÃO DE INFORMAÇÃO
Gerlane Romão Fonseca Perrier, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE.

COMISSÃO DE APOIO TÉCNICO
Ana Paula Soares de Farias
Ana Valéria Barbosa da Silva
Cláudia Rampazzo Bragança Ferreira
Cleide Maria dos Santos Muñoz
Flavio dos Santos Sapucaia
Francielle Nogueira Gatti
Priscila Costa Santos
Rafael Papis da Silva
Silvana Donadio Vilela Lemos

COMITÊ CIENTÍFICO/PARECERISTAS
Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Alexandre Saul, Universidade Católica de Santos, UNISantos, Brasil.
Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
Ana Amélia Amorim Carvalho, Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Ana Valéria Barbosa da Silva, Fundação Vanzolini, Brasil
António José Meneses Osório, Universidade do Minho, UMinho, Portugal.
Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho, UMinho, Portugal.
Cacia Cristina França Rehem, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Cíntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Cláudia Mandaio, Must University, Florida, USA
Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira, Colégio Jardim das Nações, Brasil.
Diva Spezia Ranghetti, Universidade Católica de Santa Catarina, UCSC, Brasil.
Edna Araújo dos Santos de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Ednaldo Coelho Pereira, Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Eduardo Fofonca, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Elizabeth Danziato Rego, Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
Flavio dos Santos Sapucaia, Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Gerlane Romão Fonseca Perrier, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Gustavo Henrique Torrezan, Serviço Social do Comércio, Centro de Pesquisa e Formação, SESC, Brasil.
Irani Ferreira da Silva Gerab, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Janaína de Albuquerque Couto, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Jarina Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Brasil.
Jayson Magno da Silva, Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, SME-SP, Brasil.
Jerry Adriano Villanova Chacon, Faculdade SESI-SP de Educação, FASESP, Brasil.
Jerusa Vilhena de Moraes, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
João Batista Bottentuit Júnior, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
José Wilson da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUCMinas, Brasil.
Josefa Sônia Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Juliana Caetano Nêto, Stance Dual School, Brasil.
Karine Pinheiro de Souza, Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
Karlene do Socorro da Rocha Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Kátia Valéria Pereira Gonzaga, Logos University International, Estados Unidos da América, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Universidade do Porto, Portugal
Leandro Wendel Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)
Lia Raquel Oliveira, Universidade do Minho, UMinho, Portugal.
Ligia Cristina Bada Rubim, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, Brasil.
Lina Maria Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, Brasil.
Luís Gustavo Dias da Silva, Universidade Paulista, UNIP, Brasil
Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Universidade Federal de Rondônia, UNIR
Marcus de Souza Araújo, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Maria Aparecida de Menezes, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Maria Auxiliadora Soares Padilha, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Maria da Graça Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Maria do Rozario Gomes da Mota Silva, Prefeitura do Recife, Brasil.
Maria do Socorro Castro Hage, Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Maria Eduarda de Lima Menezes, Beacon School
Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Maria Otilia José Montessanti Mathias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Mariana Vilella, Fundação Getúlio Vargas Direito SP, FGV, Brasil.
Marilene Andrade Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Mariluci Alves Martino, FATEC Guarulhos, Brasil.
Mário Luís Ribeiro Cesaretti, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Marisa Garbellini Sensato, Must University, Estados Unidos da América
Mauro Cavalcante Pequeno, Universidade Federal do Ceará, UFCE, Brasil.
Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Monica Gardelli Franco, INEC, Brasil.
Neli Maria Mengalli, Faculdade São Bernardo do Campo, FASB, Brasil.
Odete Sidericoudes, Secretaria Estadual da Educação do Governo do Estado de São Paulo, Brasil.
Priscila Costa Santos, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, IDP, Brasil.
Regina Célia Barbosa Ferreira de Almeida, Centro Universitário São Camilo
Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Sara Miranda de Lacerda, Sumaré Centro Universitário, FACSUMARE, Brasil.
Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Silene Kuin, Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de São Paulo, EFAPE, Brasil.
Silvana Donadio Vilela Lemos, Centro Universitário SENAC Santo Amaro, Brasil.
Simão Pedro P. Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUCMinas, Brasil.
Sônia Maria da Conceição Pinto, Universidade do Estado Bahia, UNEB, Brasil.
Tania Rossi Garbin, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Tatiana Sansone Soster, Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas, FGV EPPG, Brasil.
Thiago Souza Vale, Colégio São Luís, Brasil.
Vanessa do Socorro Silva da Costa, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil
Verônica Cannatá, Colegio Dante Alighieri, CDA, Brasil.

REVISÃO
Cláudia de Carvalho Guarnieri

DIAGRAMAÇÃO
Flávio dos Santos Sapucaia
Keren de Araújo Sapucaia

Periodicidade da publicação
Bienal
Idiomas
Português
Editor
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes, São Paulo - SP, 05014-901
Currículo e tecnologias em contextos emergentes
Currículo, conhecimento e cultura
Currículo, formação de professores, metodologias ativas e interdisciplinaridade
Educação híbrida e escolarização aberta
Ética e responsabilidade digital em educação
Formação de professores na cultura digital
Inovação educacional e curricular na prática
Inteligência artificial e educação
Políticas públicas da educação