DA ABERTURA SEMÂNTICA DA METÁFORA COMO POSSIBILIDADE CRIATIVA: ELEMENTOS PARA UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE METÁFORA E CONCEITO EM PAUL RICOEUR

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1033-7

Título do Trabalho
DA ABERTURA SEMÂNTICA DA METÁFORA COMO POSSIBILIDADE CRIATIVA: ELEMENTOS PARA UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE METÁFORA E CONCEITO EM PAUL RICOEUR
Autores
  • Leonardo Magalde Ferreira
Modalidade
Resumo
Área temática
Projeto individual, horizonte de humanidade e comunicação
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.pucsp.br/anais/atelier-fonds-ricoeur/880004-da-abertura-semantica-da-metafora-como-possibilidade-criativa--elementos-para-uma-nova-relacao-entre-metafora-e-c
ISBN
978-65-272-1033-7
Palavras-Chave
Metáfora, Linguagem, Realidade, Filosofia, Conceito
Resumo
Definida na Antiguidade por Aristóteles como um ato de transposição nominativa a fim de ressaltar semelhanças e alterar significados, a metáfora deixa de ser vista como um elemento de fruição discursiva em meados do século XVIII e torna-se uma peça fundamental para se pensar a origem da linguagem, principalmente no Romantismo. Neste contexto, podemos identificar uma interpretação segundo a qual o surgimento da linguagem repousaria em uma esfera sensível e imagética, anterior a toda sorte de abstração conceitual, e a metáfora seria o elo entre estes dois momentos, pois seria encarregada pelo transporte (epiphora) de um elemento a outro. Entretanto, se nesta concepção a linguagem galgaria estágios rumo a um tipo de ascensão, encontramos em Friedrich Nietzsche uma desafiadora leitura deste processo de transposição metafórica. Segundo o filósofo alemão, a passagem do sensível para o espiritual não indicaria um processo teleológico e sim o esquecimento de que não há linguagem que não seja figurativa, de modo que as pretensões discursivas da filosofia no trato com a realidade encontram nessa crítica uma limitação. Logo, o argumento de Nietzsche a favor da impossibilidade de se conhecer a realidade por meio da linguagem conceitual encontra em sua definição de metáfora um dos principais fundamentos. Em contrapartida, encontramos em Paul Ricoeur uma resposta a esta visão. Isto porque enquanto Nietzsche abre mão de um elemento primordial para o funcionamento da metáfora, a saber, o componente semântico, Ricoeur, em consonância com as novas teorias da metáfora que surgem no século XX que tratam a metáfora como enunciado e não mais como palavra, defende ser justamente a abertura semântica seu principal atributo. Entendemos, portanto, que tais interpretações são antagônicas em decorrência das implicações relacionadas à definição de metáfora em cada autor. Assim, defendemos que o movimento operado por Nietzsche resulta em uma interpretação redutora, ao passo que, em Ricoeur, há uma intensa ampliação de sentido, até mesmo sendo possível repensar uma nova relação entre conceito e metáfora. Ao criar uma tensão entre o é e o não é e com isso dar vazão a um novo referente, o choque semântico proporcionado pela metáfora possibilitaria a filosofia novas formas de compreender a realidade e atualizar suas fontes conceituais. Nossa hipótese, portanto, é de que se levarmos em consideração o componente semântico ignorado por Nietzsche, outra relação entre metáfora e conceito pode surgir.
Título do Evento
Primeiro Atelier do Fonds Ricœur na América Latina
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Primeiro Atelier do Fonds Ricoeur na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Leonardo Magalde. DA ABERTURA SEMÂNTICA DA METÁFORA COMO POSSIBILIDADE CRIATIVA: ELEMENTOS PARA UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE METÁFORA E CONCEITO EM PAUL RICOEUR.. In: Anais do Primeiro Atelier do Fonds Ricoeur na América Latina. Anais...Sao Paulo(SP) Av. Nazaré, 993, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/atelier-fonds-ricoeur/880004-DA-ABERTURA-SEMANTICA-DA-METAFORA-COMO-POSSIBILIDADE-CRIATIVA--ELEMENTOS-PARA-UMA-NOVA-RELACAO-ENTRE-METAFORA-E-C. Acesso em: 13/12/2025

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