“OUÇO O SANGUE DE TEU IRMÃO, DO SOLO, CLAMAR POR MIM!” (GN 4,10). CONFISSÃO E MANCHA NO RELATO DE CAIM E ABEL.

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1033-7

Título do Trabalho
“OUÇO O SANGUE DE TEU IRMÃO, DO SOLO, CLAMAR POR MIM!” (GN 4,10). CONFISSÃO E MANCHA NO RELATO DE CAIM E ABEL.
Autores
  • Diego Ferracini Ferreira
Modalidade
Resumo
Área temática
Simbologia da queda, pecado e culpa
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.pucsp.br/anais/atelier-fonds-ricoeur/873349-ouco-o-sangue-de-teu-irmao-do-solo-clamar-por-mim-(gn-410)-confissao-e-mancha-no-relato-de-caim-e-abel
ISBN
978-65-272-1033-7
Palavras-Chave
Caim e Abel, hermenêutica, Bíblia, mancha, confissão.
Resumo
O texto bíblico que apresenta a narrativa do primeiro assassinato, um fratricídio, é alvo constante de novas visitas hermenêuticas que investigam os desdobramentos teológicos, éticos e filosóficos do trágico texto bíblico. O fato do hediondo relato estar presente no primeiro bloco narrativo do livro Gênesis demonstra sua importância na compreensão religiosa que gerou e transmitiu este texto às demais tradições religiosas posteriores. O objetivo desta apresentação consiste na releitura do crime de Caim sob a ótica interpretativa de Paul Ricoeur oferecida na obra A Simbólica do Mal, principalmente organizando os temas da confissão, mancha e culpa na tentativa de oferecer novos horizontes hermenêuticos ao mito-símbolo apresentado pelo texto judaico. O método hermenêutico privilegiado na leitura do relato Caim-Abel utilizará recursos da tradição e da hermenêutica judaica-rabínica que ao longo dos séculos em sua tradição cultural e religiosa interpretaram a narrativa do primeiro homicídio bíblico sob diferentes perspectivas e nuances, considerando os paradigmas conceituais da filosofia de Paul Ricoeur como aportes necessários para a interpretação contemporânea e filosófica dos desdobramentos teóricos e práticos do texto. Deste modo, principal atenção será dada ao texto em hebraico e aos possíveis significados semânticos presentes no texto, mas que ao leitor do texto traduzido/interpretado possam passar despercebidos. A leitura privilegiará, assim, os dois campos interpretativos: a tradição judaica geradora e intérprete do texto sagrado, bem como os elementos fornecidos por Paul Ricoeur em sua obra. O resultado pretendido pelo trabalho consiste na abertura hermenêutica à novos desdobramentos possíveis no relato, o oferecimento de novas dinâmicas interpretativas e de leitura que não estejam alicerçadas em práticas e leituras habituais e possivelmente fundamentalistas. O fechamento do texto bíblico em possibilidades interpretativas fundamentalistas e restritas “ao que está escrito” diminuem os possíveis impactos e significados existenciais presentes no texto. Portanto, ler a narrativa de Caim-Abel sob a perspectiva de sua comunidade geradora, bem como com o aporte interpretativo da filosofia de Paul Ricoeur permitem novas leituras e novos olhares sob um texto já tão conhecido no mundo ocidental cristianizado.
Título do Evento
Primeiro Atelier do Fonds Ricœur na América Latina
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Primeiro Atelier do Fonds Ricoeur na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Diego Ferracini. “OUÇO O SANGUE DE TEU IRMÃO, DO SOLO, CLAMAR POR MIM!” (GN 4,10). CONFISSÃO E MANCHA NO RELATO DE CAIM E ABEL... In: Anais do Primeiro Atelier do Fonds Ricoeur na América Latina. Anais...Sao Paulo(SP) Av. Nazaré, 993, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/atelier-fonds-ricoeur/873349-OUCO-O-SANGUE-DE-TEU-IRMAO-DO-SOLO-CLAMAR-POR-MIM-(GN-410)-CONFISSAO-E-MANCHA-NO-RELATO-DE-CAIM-E-ABEL. Acesso em: 13/12/2025

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