XI Congresso Brasileiro de História da Educação – Cultura e Educação: Memória e Resistência

XI Congresso Brasileiro de História da Educação – Cultura e Educação: Memória e Resistência

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Caderno de Resumos e Anais

O Caderno de Resumos e os Anais do XI Congresso de História da Educação estão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)


Apresentação

A 11ª edição do Congresso Brasileiro de História da Educação ocorrerá sob um clima bastante desafiador para os pesquisadores da área. Os setores mais reacionários da nossa sociedade encontraram no campo da educação seus alvos prediletos. Instituições construídas ao longo de décadas pela atuação insistente de vários intelectuais – tais como Capes, CNPq, Inep e o próprio MEC - vêm sendo rapidamente sucateadas, explicitando um sistemático projeto de desmonte, cuja voracidade, no entanto, está também direcionada contra outras formas de conhecimento, além da denominada “educação formal”: constituem a dimensão simbólica do ataque a populações historicamente discriminadas, tais como índios, afro-descendentes e LGBTQIs, escolhidos como entraves a um suposto desenvolvimento econômico e social, numa operação muito similar aos regimes totalitários de nosso passado recente. A situação se tornou ainda mais grave a partir de março de 2020, quando a pandemia do coronavírus foi agravada em solo brasileiro pela omissão e leniência do atual governo, que insiste em um discurso irracional e negacionista para justificar suas ações que causaram a morte de centenas de milhares de pessoas.
Essa situação faz recordar que a PUC-SP tem, em sua história, momentos emblemáticos. Em julho 1977, em plena Ditadura Civil-Militar, a universidade sediou a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que havia sido proibida de ocorrer nas universidades públicas, além de se constituir como um dos espaços de reorganização do movimento estudantil. Essa atuação custou a invasão e depredação de suas dependências, prisão de centenas de estudantes e professores e, posteriormente, um incêndio criminoso que destruiu seu teatro – o TUCA, hoje tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo. No entanto, a mobilização que se sucedeu a esses episódios foi fundamental para o processo de redemocratização do país. Outro dado importante foi a universidade ter acolhido professores perseguidos devido à sua produção intelectual se opor ao pensamento oficial, tais como Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Maurício Tragtenberg, Paulo Freire, Bento Prado Júnior, Maria Nilde Mascellani, Paul Singer, entre outros.
Dado esse contexto, entendemos que o XI Congresso Brasileiro de História da Educação – Cultura e Educação: memória e resistência, que acontecerá pela primeira vez na cidade de São Paulo em julho de 2022 – exatos 45 anos depois da reunião da SBPC mencionada anteriormente - deve não apenas ser um evento em consonância com a qualidade das edições anteriores, mas que rememora e reforça o que nos identifica como pesquisadores comprometidos com a excelência acadêmica e com a construção de um espaço político de cooperação, solidariedade, justiça social, tolerância, indignação e inspiração para nossas lutas cotidianas. Ou seja, que possamos exercer aquilo que o aforismo gramsciano nos impele, mais uma vez: exercitemos o pessimismo da crítica e o otimismo da ação.
A Comissão Local

Eixos Temáticos

O XI CBHE terá onze eixos temáticos:


1) Políticas e instituições educativas;

2) Intelectuais e projetos educacionais;

3) Imprensa e impressos educacionais;

4) Formação e profissão docente;

5) Educação e gerações;

6) Disciplinas escolares e ensino de história da educação;

7) Patrimônio educativo, arquivos e acervos;

8) Teoria da história e historiografia da educação;

9) Educação profissional;

10) Educação, movimentos sociais, etnias e gênero;

11) Processos educativos e práticas de sociabilidade não escolares.

Palestrantes

Marilena Chauí

Norberto Dallabrida

Carlos Roberto Jamil Cury

João Ferreira de Oliveira

Circe Bittencourt

Laurent Guttierrez

Marilene Corrêa da Silva

Rodrigo Patto Sá Mota

Sofia Lerche Vieira

José Antônio Sepúlveda

Luciano Mendes Faria Filho



Realização

Atividades

História dos Intelectuais da Educação: Possibilidades de Investigação Entre Portugal e Brasil
10:00-16:00
História dos Conceitos: Possibilidades Para a Escrita da História da Educação
10:00-16:00
Historiografia da Educação Brasileira: o Eurocentrismo em Questão
10:00-16:00
Arquivos e Fontes Para a História da Educação no Período Moderno
10:00-16:00
O Ensino de História: Teoria e Prática
10:00-16:00
Breve História da Escola Soviética
10:00-16:00
Revista do Ensino e Jornal Aurora Fluminense: Um Comparativo e Análise sobre Diferentes Impressos (1828 - 1930).
10:00-16:00
Contribuição para uma possível História das Ciências e do seu Ensino
10:00-16:00
Foucault, Historiografia e História da Educação
10:00-16:00
História da Educação no Tempo Presente: Perspectivas de um tempo vivo
10:00-16:00
Fotografia, Infância e Memória: Tecendo os Fios da (Auto)Biografia
10:00-16:00
Perspectivas de Pesquisa em História da Educação: Nas Trilhas do Fazer Histórico
10:00-16:00
(Com) Partilhar Perspectivas Teóricas e (Dis) Sabores da Labuta para Organização/Manutenção de Acervos Escolares: o Caso do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas)
10:00-16:00
Abertura
14:00-15:00
Conferência de Abertura
15:00-16:30
Painel: Periódicos Especializados na História da Educação: autores e leitores na construção e divulgação do conhecimento
17:00-18:30
Apresentação Cultural
19:00-20:00
Mesa 1 - República, reformismo e educação
10:15-12:30
Lançamento de livros
18:00-19:30
Roda de conversa: Cenário discente na pós-graduação (ANPG e APG - PUC/SP)P)
19:30-20:30
Mesa 2 - Políticas na Escola e na Ciência: memória(s) e resistência(s)
10:15-12:30
Assembleia Geral - SBHE
18:30-20:00
Mesa 3 - Autoritarismo e educação: a escola ameaçada
10:15-12:30
Premiação Concurso de Audiovisuais (SBHE)
15:45-16:15
Conferência de Encerramento: “Contribuições da História da Educação para pensar o Brasil”
16:15-17:30
Solenidade de Encerramento - Balanço e avaliação do Congresso
18:30-20:00
XI Congresso Brasileiro de História da Educação – Cultura e Educação: Memória e Resistência

Organizado por

Faculdade de Educação – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

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