Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo
PPG em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS)
29 e 30 de maio - 2023
Evento presencial
Auditório 239
Objetivo: O evento tem por objetivo fazer uma discussão transnacional sobre a aprendizagem das crianças e papel do museu e da cultura material voltados à educação e às suas formações, tanto de maneira histórica, quanto, antropológica. Pretende fazer uma ampla discussão entre diferentes profissionais e pesquisadores envolvidos com o trabalho museológico e educativo de modo a ampliar o entendimento do acesso das crianças à cultura dos artefatos de museus e coleções. Também trata-se de um evento visando uma parceria bilateral de pesquisa entre o Brasil e a Alemanha.
Justificativa: Não existe humanidade se desconsiderarmos a sua cultura
material. A história da humanidade é a história dos objetos que os humanos
fabricam e usam, são códigos que demarcam a existência dos sujeitos e grupos e
expressão objetiva das relações sociais. Por conta disso, não há como separar
os processos educativos do universo material, seja ele formulado para este
propósito ou não. Os museus enfatizam o papel da Bildung, que considera o
constante processo de formação do ser humano ao longo de todo o seu histórico de
vida, e carregam consigo a ideia de instituição que serve à educação de
públicos e, portanto, de crianças. Neste sentido, o de fazer o contato
das crianças com a materialidade, tem o museu um papel central, como
intermediador desta relação e instituição que possibilita a interação com
diferentes tipos de objeto, o que se abre a variados acessos ao conhecimento de
si e do mundo. O evento se justifica
pela possibilidade de agrupar diferentes pesquisadores e profissionais
interessados nas variadas formas de aprendizagens, por uma perspectiva
histórica-antropológica da relação entre crianças com o universo material, ampliando
o entendimento de formação que o museu possui enquanto cumpre essa função e o
que podemos aprender com as próprias crianças. Estamos interessados na aprendizagem das crianças e, neste caso, pensando os museus. Portanto o quadro das apresentações é composto por investigações em torno da antropologia da aprendizagem, novos patrimônios e aprendizagem, história da educação e museus, curadoria e educativo de museus, antropologia das coleções, cultura material e infância.