III Seminário Internacional Patrimônio Científico e Ensino das Ciências - Educação em Museus: A cultura material e a aprendizagem das crianças

III Seminário Internacional Patrimônio Científico e Ensino das Ciências - Educação em Museus: A cultura material e a aprendizagem das crianças

presencial Pontificia Universidade Católica de São Paulo - Rua Ministro Godói, 969 - 2º andar - Auditório 239 - Perdizes, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

III Seminário Internacional Patrimônio Científico e Ensino das Ciências

“Educação em Museus: A cultura material e a aprendizagem das crianças”

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

PPG em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS)

29 e 30 de maio - 2023


Evento presencial


Auditório 239

 

Objetivo: O evento tem por objetivo fazer uma discussão transnacional sobre a aprendizagem das crianças e papel do museu e da cultura material voltados à educação e às suas formações, tanto de maneira histórica, quanto, antropológica. Pretende fazer uma ampla discussão entre diferentes profissionais e pesquisadores envolvidos com o trabalho museológico e educativo de modo a ampliar o entendimento do acesso das crianças à cultura dos artefatos de museus e coleções. Também trata-se de um evento visando uma parceria bilateral de pesquisa entre o Brasil e a Alemanha. 

 

Justificativa: Não existe humanidade se desconsiderarmos a sua cultura material. A história da humanidade é a história dos objetos que os humanos fabricam e usam, são códigos que demarcam a existência dos sujeitos e grupos e expressão objetiva das relações sociais. Por conta disso, não há como separar os processos educativos do universo material, seja ele formulado para este propósito ou não. Os museus enfatizam o papel da Bildung, que considera o constante processo de formação do ser humano ao longo de todo o seu histórico de vida, e carregam consigo a ideia de instituição que serve à educação de públicos e, portanto, de crianças. Neste sentido, o de fazer o contato das crianças com a materialidade, tem o museu um papel central, como intermediador desta relação e instituição que possibilita a interação com diferentes tipos de objeto, o que se abre a variados acessos ao conhecimento de si e do mundo.  O evento se justifica pela possibilidade de agrupar diferentes pesquisadores e profissionais interessados nas variadas formas de aprendizagens, por uma perspectiva histórica-antropológica da relação entre crianças com o universo material, ampliando o entendimento de formação que o museu possui enquanto cumpre essa função e o que podemos aprender com as próprias crianças.  Estamos interessados na aprendizagem das crianças e, neste caso, pensando os museus. Portanto o quadro das apresentações é composto por investigações em torno da antropologia da aprendizagem, novos patrimônios e aprendizagem, história da educação e museus, curadoria e educativo de museus, antropologia das coleções, cultura material e infância. 

Inscrições

Calendar

Não disponível

Atividades

Abertura - III Seminário Internacional Patrimônio Científico e Ensino das Ciências
10:00-10:30
Cultural education in museums in learning environments on collection objects
10:30-12:00
Todos curadores: ensamblajes canónicos y collages comunes
14:00-15:30
Bildung e aprendizagem factual: a aprendizagem de crianças e a cultura material
15:30-17:00
Educativo em Museus: história, antropologia, curadoria, ensino
10:00-12:00
Cultura material e a organização da experiência infantil: por que as coisas materiais importam?
14:00-15:30
Los museos y gabinetes de ciencias. Una antropología histórica de la educación científica en la Argentina.
15:30-17:00
Lançamento do site da Rede Iberoamericana de História da Educação em Ciências (REDiHEC)
17:00-17:30

Palestrantes

Bernd Wagner

Antonio Lafuente

Karina Limonta Vieira

Claudia Panizzolo

Denise Cristina Carminatti Peixoto

Isabela Ribeiro de Arruda

Camila Marchi da Silva

Katya Braghini

Wiara Rosa Rios Alcântara

María Gabriela Mayoni



Comissão Científica


Ana Paula Ferreira da Silva (PUC-SP)

Andrezza Cameski (PUC-SP)

Joana Borges de Faria (PUC-SP)

José Maurício Ismael Madi Filho (PUC-SP)

Luna Abrano Bocchi (UEMG)

Kazumi Munakata (PUC-SP)

Kelly Ludkiewicz Alves (UFBA)

Leoncio López-Ocón (CSIC/Madrid)

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFMG)

Maria do Carmo Martins (Unicamp)

Reginaldo Alberto Meloni (Unifesp)




Organização e Apoio - PPG em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS)

Rede:



Organização:


]



Apoio: 






Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

R. Monte Alegre, 984 - Perdizes, São Paulo - SP, 05014-901 - Auditório 239 (2º andar)

III Seminário Internacional Patrimônio Científico e Ensino das Ciências - Educação em Museus: A cultura material e a aprendizagem das crianças

Organizado por

PPG em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS)

ENTRAR EM CONTATO

Contato com o Organizador