PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes) - São Paulo - São Paulo - Brasil
Os resumos aprovados deverão ser apresentados no evento presencial nos dia 23 e 24/11/2023, no Campus Monte Alegre da PUC-SP, entre 17h e 22h divididas nas sessões abaixo:
23/11/2023
24/11/2023
Clique em “resumos científicos” e veja as regras de apresentação e formatação
dos resumos;
Serão concedidos certificados de apresentação de trabalho (para os autores) e
de participação no evento (para os participantes);
Em casos de dúvidas, nos escreva pelo e-mail: procrc@pucsp.br com o título da mensagem “Semana da Consciência
Negra 2023”.
Aloysio Santos (PUC-SP)
Amailton Azevedo (PUC-SP)
Angela Brambilla Lessa (PUC-SP)
Beatriz Assis (PUC-SP)
Carla Teodoro (PUC-SP)
Clerio Costa (PUC-SP)
Cristiane Santos Souza (MDHC)
Danilo Marques (UFAL)
Elizabeth Cardoso (PUC-SP)
Elísio Salvado Macamo - Catedrático de sociologia e Estudos Africanos na Universidade de Basileia (Suíça)
Fabiana Cozza (Cantora e Mestra pela PUC-SP)
Fabio Mariano (PUC-SP)
Serão
aceitos trabalhos científicos, concluídos ou em fase de desenvolvimento,
inéditos, ou não, sendo necessário apenas submeter o resumo do trabalho (botão
abaixo) que será avaliado pela coordenação dos respectivos Grupos de Trabalhos
– GTs. (Para conhecer os grupos de trabalho veja as ementas abaixo).
Para submeter um trabalho é preciso criar um login na
plataforma.
11/09/2023 - 30/10/2023
GT-1. Reparação tradicional: comunidades
tradicionais e religiosidades: neste grupo serão aceitos
trabalhos que incitem discussões e reflexões sobre experiências (institucionais
e comunitárias) e propostas voltadas para a preservação e proteção de saberes,
patrimônios, territórios, práticas e vivências ancestrais e tradicionais, em
especial de quilombolas, povos e comunidades tradicionais de Matriz Africana,
povos indígenas, povos de terreiros e Ciganos.
Coordenação:
GT-2. Reparação histórica: cooperação, projetos
e agendas da África e das diásporas africanas: neste grupo espera reunir pesquisadoras(es) interessadas(os) em apresentar
pesquisas sobre temas relacionados às agendas de governança global, estudos
africanos, pensamento africano contemporâneo, pan-africanismo, saúde global,
cooperação sul-sul e triangular, regionalismo na África, lei 10639/03, história
da África, literaturas africanas, diásporas africanas, migração africana,
patrimônio cultural entre outros.
Coordenação:
GT-3. Reparação da memória: escravidão e pós
abolição: neste grupo busca contribuir para
os debates da história social da escravidão e do pós-abolição. O seu propósito
é reunir pesquisadoras(es) acadêmicas(os) e professoras(es) de ensino básico
dispostos a refletir, ampliar, aprofundar e compartilhar suas experiências de
pesquisa e de ensino acerca dos momentos finais da escravidão e no
pós-Abolição, com destaque para os processos de emancipação, as lutas por
liberdade e debates da constituição da cidadania, antes e após à assinatura da
Lei Áurea. Espera-se debates que valorizem o papel desempenhado por pessoas escravizadas,
libertas e livres “de cor” nesse cenário por meio de suas trajetórias
individuais e/ou coletivas. Também é nosso objetivo aprofundar as discussões
sobre os significados da liberdade, abolicionismos e lutas por direitos e
conquista de lugares sociais diversos antes e depois de 13 de maio de 1888.
Interessa-nos refletir acerca das construções identitárias em jogo no referido
período, bem como suas implicações políticas, conteúdos culturais e
transformações ao longo dos séculos XIX e XX.
Coordenação:
GT-4. Reparação das violências nas instituições estatais e privadas:
Justiça, juventude e encarceramento: neste grupo serão aceitos trabalhos que
incitem discussões e reflexões sobre experiências (institucionais e
comunitárias) e propostas voltadas para a reparação de danos, individuais e
coletivos, nas esferas penal, civil e administrativa, em favor das vítimas,
inclusive seus familiares, do sistema de segurança pública e prisional e das
pessoas e instituições privadas.
Coordenação:
GT-5. Reparação artística: música, arte e literatura: neste grupo pretende propor diálogos em torno do problema da entrada negra na
modernidade. Os estudos nesse campo sugerem a emergência da vanguarda negra
ancorada em saberes ancestrais. Dotada de um estilo próprio, que é o de sempre
dialogar com o passado e o de reunir raízes múltiplas, as artes negras revelam
uma capacidade instigante de reimaginar o mundo. Um olhar mais atento sobre
elas depara-se com utopias deslocadas de perspectivas derrotistas, decadentes e
distópicas. Atribui-se ao fazer artístico e intelectual negros parte das
respostas à destruição física e mental, e, ainda a expansão de visões de mundo
em escala global. As artes negras se transformaram em poderosas formas de
veiculação de memórias e crítica à branquitude.
Coordenação:
GT-6. Reparação Política e Econômica: neste grupo serão
aceitos trabalhos que incitem discussões e reflexões sobre experiências
(institucionais ou comunitárias) e propostas voltadas para equidade racial no
sistema político brasileiro, democratização de recursos para candidaturas
negras, bem como propostas voltadas para ampliar os instrumentos de
participação e controle social em perspectiva de enfrentamento ao racismo.
Serão aceitos, ainda, trabalhos que incitem discussões e reflexões sobre
experiências (institucionais ou comunitárias) e propostas nos campos
educacional, da saúde, do trabalho, da assistência, e outras iniciativas em
DHESCAs, que afirmem novo marco civilizatório pautado pela reparação racial
para uma sociedade democrática e pelo Bem Viver e, por fim, serão aceitos
também trabalhos que incitem discussões e reflexões sobre experiências
(institucionais ou comunitárias) e propostas voltadas para políticas de
redistribuição da carga tributária e de recursos públicos de maneira justa e
para enfrentar privilégios raciais e socioeconômicos, bem como experiências e
propostas voltadas para redistribuição de renda a partir de patrimônios
privados, tanto de instituições quanto de famílias, que edificaram fortunas com
a escravidão.
Coordenação:
GT-7. Reparação: raça, gênero e sexualidade:
este GT tem por objetivo receber trabalhos que tragam para discussão a produção
teórico-discursiva nos campos da questão racial, de gênero e de sexualidade a
partir dos marcadores de diferenças que se interseccionam e repercutem em temas
centrais como feminismos, masculinidades, corpos e tantos outros que permeiam
as disputas em torno do tema deste GT.
Coordenação:
GT-8. Reparação no
ensino superior: políticas afirmativas no ensino superior: docência e
discência: aborda a
atuação dos movimentos negros e o avanço da luta antirracista na conquista de
importantes políticas públicas de inclusão educacional, especialmente no ensino
superior. As ações afirmativas se constituíram como elemento fundamental da
construção democrática, como observado diante da aprovação pela Câmara da
continuidade da Lei de Cotas no ensino superior. Assim, o GT discutirá os
caminhos para ampliação do acesso, permanência e representatividade negra na
docência e discência no ensino superior público, privado e filantrópico, a
desconstrução do racismo e a superação da exclusão, discutindo a situação atual
e as políticas públicas e institucionais necessárias para garantir a igualdade
de oportunidades como princípio de justiça social.
Coordenação:
Coordenação: