Recepção 2º 2024. “PUC-SP: 60 anos de Resistências Democráticas (1964-2024)”

Recepção 2º 2024. “PUC-SP: 60 anos de Resistências Democráticas (1964-2024)”

presencial PUC-SP - São Paulo - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

Sobre o evento

A PUC-SP dá as boas-vindas aos novos(as) estudantes e recebe, com alegria, toda a comunidade acadêmica – estudantes veteranos, docentes e o corpo administrativo da instituição –, para o início do semestre letivo. 

Nas ações de recepção, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias escolheu o tema das resistências exercidas pela nossa Universidade, especialmente a partir do golpe militar que marcou a vida da nação, em 1964, há 60 anos. 

Nosso objetivo é rememorar algumas das ações da PUC-SP nesse período. Desde a sua inauguração, em 1946, a PUC-SP destacou-se no cenário político nacional por adotar publicamente posicionamentos a favor da democracia, liberdade, igualdade e direitos humanos, consolidando a imagem de uma Universidade comprometida com a formação de estudantes críticos e o avanço do conhecimento científico, vinculando qualidade acadêmica à preocupação social. 

Na década de 1960, essa característica humanitária e comprometida consolidou a universidade como um espaço plural e de resistência diante do regime ditatorial instaurado no país. Ao longo dos 21 anos de ditadura civil-militar, a PUC-SP se tornou um braço importante da luta pela democracia brasileira.  

Especialmente, em julho de 1977, a PUC-SP sediou a 29ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Meses depois, foi realizado um ato em frente ao TUCA para celebrar o 3º Encontro Nacional de Estudantes, que havia sido proibido pelos militares. O evento resultou na invasão violenta do campus Monte Alegre por tropas da Polícia Militar, chefiadas pelo general Erasmo Dias, que atiraram bombas sobre os manifestantes e prenderam professores, alunos e funcionários. 

A resistência e o rechaço ao autoritarismo pela PUC-SP, sob a liderança da nossa então Reitora Nadir Kfouri, nesse e noutros momentos, marcaram e marcam a vida nacional, somando-se às diversas ações que contribuíram para a redemocratização do nosso País e para a construção de um projeto de nação inclusivo e soberano. 

Neste ano de 2024, em que a instauração da ditadura civil-militar completa 60 anos, trazemos para toda nossa comunidade a memória dos “60 Anos de Resistências Democráticas na PUC-SP”.   

Assim, cumprimentamos e recebemos os(as) estudantes ingressantes com uma programação diversificada de atividades acadêmicas e culturais com vistas a marcar positivamente essa nova etapa de suas vidas. 



Inscrições

Calendar

Não disponível

Atividades

Oficina de Graffiti - “Graffiti e resistências democráticas”
10:30-12:00
Mesa Redonda - "Saúde mental, raça e cultura: fortalecendo diálogos para atenção e cuidado no ensino superior"
10:30-12:00
Roda de Conversa com Mario Sergio Cortella
10:00-12:00

Convidados

Bruno Min (artista grafiteiro)

Mario Sergio Cortella

Prof. Amailton Magno Azevedo

Prof. Luiz Augusto de Paula Souza (Tuto)

Prof. Pedro Javier Aguerre Hughes

Profa. Mônica de Melo

Profa. Reimy Solange Chagas



#EUSOUPUC-SP: use o filtro no Instagram


Já está disponível no Instagram o filtro #EUSOUPUC-SP: https://www.instagram.com/ar/1721359378267543.

 Acesse e faça um stories. Ah! E não esqueça de marcar a Universidade: @puc_sp e @culturapuquiana.

Recepção 2º 2024. “PUC-SP: 60 anos de Resistências Democráticas (1964-2024)”

Organizado por

Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias

ENTRAR EM CONTATO Instagram

Contato com o Organizador