III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI

III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI

O evento visa promover reflexões sobre educação e formação de professores, no sentido de se pensar nos diversos contextos sociais em que acontecem e em formas pelas quais ocorrem efetivamente, de modo igualitário e inclusivo, respondendo às demandas contemporâneas de formação de indivíduos aptos a atuarem em ambientes cada vez mais tecnológicos e interdisciplinares. 

Constitui-se como um espaço para o compartilhamento de experiências e de boas práticas educativas, bem como para a divulgação de pesquisas alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 4 (Agenda 2030 da ONU), que busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Inscrições

Calendar

Não disponível

Atividades

Abertura
09:00-09:30
ST3 – Infância: direitos e contextos de aprendizagem (Área 3: Educação para igualdade, inclusão e direitos humanos)
14:00-17:00
ST4 – Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso: o professor em tela (Área 9: Texto e discurso na formação de professores)
14:00-17:00
ST17.1 – Métodos activos de enseñanza: Educación STEAM, Aprendizaje-servicio, Aprendizaje basado en Proyectos y en Casos reales (Área 6: Metodologias ativas de ensino e TICs)
14:00-17:00
ST17.2 – Métodos activos de enseñanza: Educación STEAM, Aprendizaje-servicio, Aprendizaje basado en Proyectos y en Casos reales (Área 6: Metodologias ativas de ensino e TICs)
14:00-17:00
ST17.3 – Métodos activos de enseñanza: Educación STEAM, Aprendizaje-servicio, Aprendizaje basado en Proyectos y en Casos reales (Área 6: Metodologias ativas de ensino e TICs)
14:00-17:00
Competências dos professores para a educação do século XXI e Educação para igualdade, inclusão e direitos humanos
17:00-18:00
Metodologias ativas de ensino e TICs (Sessão 1)
17:10-17:50
Metodologias ativas de ensino e TICs (Sessão 2)
17:10-17:50
Metodologias emergentes na pesquisa educativa e Educação e saúde mental
17:10-18:10
ST5 – Formação de formadores em contextos bi/multilíngues e multiculturais para a transformação social (Área 8: Multilinguismo/Plurilinguismo em Educação)
09:00-12:00
ST6 – Educação Linguística e formação de professores (Área 9: Texto e discurso na formação de professores)
09:00-12:00
ST7.1 – Formação e avaliação de professores: proposições e desafios (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
09:00-12:00
ST7.2 – Formação e avaliação de professores: proposições e desafios (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
09:00-12:00
ST1 – Argumentar: interação entre áreas de conhecimento (Área: Competências dos professores para a educação do século XXI)
14:00-17:00
ST9 – Gêneros digitais: propostas didáticas para o ensino na aula de Língua Portuguesa (Área 9: Texto e discurso na formação de professores)
14:00-17:00
ST10 – A subjetividade docente: análise de estudos que tomam como base a teoria das representações sociais (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
14:00-17:00
Multilinguismo / Plurilinguismo na Educação
17:10-17:40
Texto e discurso na formação de professores (Sessão 1)
17:10-18:10
Texto e discurso na formação de professores (Sessão 2)
17:10-18:10
ST11– Incidentes Críticos como estratégia para formação e pesquisa (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
09:00-12:00
ST12.1 – Práticas colaborativas e formação dos professores: desafios atuais (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
09:00-12:00
ST13 – Qual escola para o século XXI? O que pensam os profissionais da rede estadual de ensino de São Paulo? (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
09:00-12:00
ST14 – Impactos da pandemia na educação básica: relatos de pesquisa (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
09:00-12:00
ST12.2 – Práticas colaborativas e formação dos professores: desafios atuais (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
09:00-12:00
ST2.1 – A formação do professor e a relevância do estudo das questões textuais, enunciativas e discursivas (Área 9: Texto e discurso na formação de professores)
14:00-17:00
ST8.1 – Formação de professores e temas da sociedade contemporânea: abordagens textuais-discursivas na leitura e na escrita (Área 9: Texto e discurso na formação de professores)
14:00-17:00
ST15 – A indissociabilidade entre aprendizagem, ensino e avaliação em ações formativas (Área 1: Competências dos professores para a educação do século XXI)
14:00-17:00
ST16 – Discurso, cultura e educação antirracista (Área 3: Educação para igualdade, inclusão e direitos humanos)
14:00-17:00
ST8.2 – Formação de professores e temas da sociedade contemporânea: abordagens textuais-discursivas na leitura e na escrita (Área 9: Texto e discurso na formação de professores)
14:00-17:00
ST2.2 – A formação do professor e a relevância do estudo das questões textuais, enunciativas e discursivas (Área 9: Texto e discurso na formação de professores)
14:00-17:00
Encerramento
17:00-17:30

Convidadas(os)

Alexandro Teixeira Gomes

Almudena Santaella Vallejo

Ana Claudia Esteves

Ana Mercês Bahia Bock

Andrea Ferreira Cavalcante Caputo

Andréa Pisan Soares Aguiar

Aparecida Regina Borges Sellan

Arcadio Sotto Díaz

Cassiano Butti

Clarilza Prado de Sousa

Dieli Vesaro Palma

Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches



Submissões

Prazo para submissão

18/09/2023 - 26/10/2023

Áreas temáticas
1. Competências dos professores para a educação do século XXI
10. ODS na Educação
2. Dimensão internacional: projetos
3. Educação para igualdade, inclusão e direitos humanos
4. Educação STEM/STEAM
Ver todas
III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI

Organizado por

FORMEP / PPG em Língua Portuguesa

ENTRAR EM CONTATO

Contato com o Organizador