Retângulo com fundo azul escuro em posição paisagem. Ao lado esquerdo, um semicírculo com uma foto da entrada da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) na qual aparecem prédios antigos de dois andares formando uma alameda arborizada. No centro do retângulo, na cor branca, está escrito III COBEI e abaixo, por extenso, Congresso Brasileiro de Educação Integral. Mais abaixo, está desenhado um símbolo de calendário na cor amarela e ao seu lado a data do evento: 09 a 11 de outubro de 2023. No lado superior direito do retângulo está o brasão da Pontifícia Universidade Católica. Abaixo dele está escrito na cor branca: PUC-SP. Mais abaixo o símbolo do GPEI - Grupo de Pesquisa em Educação Integral PUC-SP. No rodapé do retângulo, numa faixa azul mais escura, está escrito Comissão Organizadora. Logo abaixo os símbolos de seus componentes: Comitê Territorial Cidade Educadora do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; Comitê Territorial de Educação Integral do RN; Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora; Observatório Nacional de Educação Integral, Instituto Coletivxs, Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas. Mais à direita está escrito a palavra Apoio na cor branca. Ao lado, o símbolo do Centro de Referências em Educação Integral, do Aprender a ser, da Secretaria Municipal de Educação de Diadema e do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo.
Educação Integral: reflexões críticas sobre o ato de educar na perspectiva democrática
Sobre o evento
O III Congresso Brasileiro de Educação Integral – III COBEI, tem como finalidade
destacar a Educação Integral como garantia de desenvolvimento humano em
todas as dimensões: intelectual, física, afetiva, social, cultural, estética e ética.
Por este motivo, este congresso promove um espaço de interlocução, de diálogo
e reflexão sobre a necessidade de pesquisa e investimento em políticas públicas
que valorizem a formação dos professores e os saberes advindos da prática
docente. Além disso, potencializa oportunidades de mudar rotas, transformar
processos educativos e reafirmar nosso compromisso com a Educação Integral,
integrada e integradora.
Objetivo:
Propiciar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas em Educação Integral,
baseada em princípios éticos, políticos, solidários, inclusivos e democráticos e
que estejam permeadas pela necessidade constante de humanização das
instituições, pessoas e de suas relações.
Objetivos específicos:
• Construir um espaço sistemático para encontro entre educadores(as),
professores(as), pesquisadores(as) e estudantes promovendo a
divulgação de conhecimentos no campo de estudo da Educação Integral;
• Divulgar pesquisas e a produção científica desenvolvidas nos programas
de pós-graduação sobre o contexto da Educação Integral.
• Criar redes de conhecimento interinstitucionais nacionais, fortalecendo a
produção e difusão do conhecimento científico de caráter interdisciplinar;
• Apoiar a Educação Integral em todas as suas interfaces incluindo a
divulgação dos trabalhos de pesquisa, extensão e práticas educativas.
Sobre o COBEI
O Congresso Brasileiro de Educação Integral - COBEI é um evento científico, no campo educacional, que ocorre bianualmente com a finalidade de reunir pesquisadoras e pesquisadores, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, demais profissionais da educação, assim como estudantes de graduação e pós-graduação com o objetivo de divulgar pesquisas, estudos e experiências em torno do desenvolvimento da Educação Integral. O COBEI surgiu da iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO), vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Em 2018, o NUCORPO realizou o I Seminário Mineiro de Educação Integral. Tal iniciativa provocou a ampliação do debate em torno da Educação Integral e já no ano seguinte (2019) o NUCORPO e a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação, promoveram o I Congresso Brasileiro de Educação Integral e o II Seminário Mineiro de Educação Integral, cujo tema versou sobre "Educação Integral e a Cidade Educadora: diálogos possíveis", reunindo cerca de 500 pessoas. As discussões em torno da Educação Integral marcaram significativamente estes encontros e, provocaram a sistematização de encontros posteriores, com a finalidade de fomentar o diálogo entre especialistas da área e estudantes da Graduação e da Pós- Graduação, docentes, gestores e coordenadores pedagógicos da Educação Básica sobre experiências quanto à Educação Integral. Em 2020, realizou-se o III Seminário Mineiro de Educação Integral. Este, contou com a participação de representantes de grupos de pesquisa e estudos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC-UFTM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC-UFTM), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO-UFTM), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (PPGE-UNIUBE) e da Secretaria de Educação de Uberaba (SEMED). Devido ao histórico das edições anteriores, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento se propôs a articular e coordenar a organização e realização do II Congresso Brasileiro de Educação Integral (II COBEI) e IV Seminário Mineiro de Educação Integral, os quais tiveram como tema “Educação Integral, diálogos e complexidades: ações potencializadoras e experiências sobre a prática docente.” Neste encontro somou-se a organização e execução o Grupo de Pesquisa em Educação Integral da PUC/SP (GPEI – PUC). Neste encontro os representantes dos grupos de pesquisa e estudos, membros da comissão organizadora, decidiram separar as ações do Congresso e do Seminário, entendendo a importância da discussão local e nacional. Assim, o COBEI deveria instalar-se nas diversas regiões do Brasil. A cidade de São Paulo foi a escolhida para sediar o III COBEI, o qual acontecerá sob a coordenação do Grupo de Pesquisa em Educação Integral da PUC/SP (GPEI –PUC/SP).
Palestrantes Convidados(as)
O III Congresso Brasileiro de Educação Integral conta com a participação de palestrantes convidados, externos e internos à PUC/SP.
Adriessa Santos
Amaro José Montenegro
Ana Lucia Sanches
Andrey Ricardo Gomes de Oliveira
Beatriz Oliveira de Lima Tote
Branca Jurema Ponce
Carlos Eduardo Fernandes Junior
Cláudia da Mota Darós Parente
David Augusto Santos
Diovane de César Resende Ribeiro
Ednei Pedro da Silva
Eduardo Donizeti Girotto
Programação
A programação se estrutura em palestras, rodas de conversa e apresentação de trabalhos. Entre os dias 9 a 11 de outubro de 2023, de forma presencial. Abaixo segue o cronograma das Conferências e Mesas. Para verificar a Programação Completa acesse o QRcode abaixo ou siga pelo link: https://rb.gy/i3odr
Pensar na elaboração de uma proposta de Educação Integral como política pública das escolas brasileiras é refletir sobre a transformação do currículo escolar, ainda impregnado das práticas disciplinares fragmentadas que pouco dialogam entre si e com a contemporaneidade e suas demandas. Romper os limites político-pedagógicos que enclausuram o processo educacional na perspectiva da escolarização restrita é urgente à nova cidadania que é preciso formar. A Educação Integral tem sido um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações de destacados e reconhecidos educadores. Iniciativas diversas, em diferentes momentos da vida pública do país, levaram esse ideal para perto das escolas, implantando propostas e modelos referenciados, mas ainda pontuais e esporádicos. Considerando-se a complexidade e a urgência de demandas sociais que dialogam com processos escolares, o desafio que está posto, na perspectiva da atenção integral e da Educação Integral, é o da articulação dos processos escolares com as políticas sociais. Entendemos que para a concretização da Educação Integral é fundamental a intervenção do poder público na orquestração das ações de diferentes áreas sociais em que cabe, ao Estado, o planejamento, formação, coordenação da implementação, monitoramento e a avaliação das ações pedagógicas que ocorrem no espaço e tempo escolar e em outros espaços socioeducativos com qualidade e estratégias sustentáveis para uma política pública continuada.
À luz das experiências bem-sucedidas e em curso no país, o III COBEI traz a emergência do tema para o debate nacional dado os novos desafios às políticas públicas, em geral e, em particular, às políticas educacionais.
2. EDUCAÇÃO INTEGRAL: BASE EPISTEMOLÓGICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
As experiências e concepções permitem afirmar que a Educação Integral se caracteriza pela ideia de uma formação “mais completa possível” para o ser humano,embora não haja consenso sobre o que se convenciona chamar de “formação completa”e, muito menos, sobre quais pressupostos e metodologias a constituíram. As discussões e disputas nos campos políticos, sociais e acadêmicos, as narrativas e conceitos que surgem, vão se refletindo nas concepções pelas quais as instituições de ensino se organizam, se refletem e se projetam enquanto lugares da cultura pedagógica e do conhecimento socialmente instituído.
O debate proposto pelo III COBEI representa a oportunidade para explicitar a diversidade sobre a concepção, a atualidade, o resgate e defesa de uma pedagogia que dá sustentação epistêmica aos conhecimentos culturalmente construídos e relevantes bem como as possibilidades de caminhos epistemológicos da Educação Integral que, oportunamente, podem promover outras alternativas pedagógicas.
3. EDUCAÇÃO INTEGRAL: SABERES DOCENTES ESTRUTURANTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nas escolas comprometidas com a democracia, que pretendem a formação de sujeitos potentes, críticos, participativos no exercício da cidadania, a principal força impulsora são as professoras e professores que trabalham de forma coordenada e cooperativa. Provocar mudanças concretas, significativas na escola e inovar em educação, sem, no entanto, cair no engodo das “práticas diferenciadas”, que mantém as “zonas de conforto pedagógico”, normalizam o currículo engessado e prescrito, incentivam a prática pedagógica descontextualizada e a participação “tolerante” da comunidade, pressupõe uma tarefa árdua que necessita reflexão crítica, compromisso social, formação contínua e diálogo (e escuta sensível) permanente com a comunidade escolar. Repensar a complexidade organizacional da escola, propondo rupturas com os modos de fazer, com os conceitos “pré-concebidos” e com o conhecimento de caráter fragmentado e colonial como o conhecemos na lógica escolar brasileira, ainda se configura em grande desafio para escola pública.
O III COBEI além de configurar-se como um espaço permanente de formação e discussão coletiva para (re)pensar práticas pedagógicas, é também espaço para reconhecer e fortalecer experiências formativas exitosas que costumam envolver todos os atores implicados na construção das propostas pedagógicas à luz da concepção de Educação Integral, que diante da complexidade, demanda estudo, pesquisa-ação e a descoberta de novos percursos, a fim de garantir à comunidade de aprendizagem projetos que traduzem a identidade local ao mesmo tempo respondem aos desafios atuais.
4. EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO E OS DESAFIOS PARA A ATUALIDADE – GESTÃO DEMOCRÁTICA
O direito à educação de qualidade é um elemento fundamental para a ampliação e para a garantia dos demais direitos humanos e sociais, condição para a própria democracia, e a escola pública materializa esse direito. A multiplicidade de funções e o conjunto de responsabilidades, que não eram vistos como tipicamente escolares, mas que, se não estiverem garantidos, podem inviabilizar o trabalho pedagógico, representam ainda um grande desafio. É neste contexto que a escola se consolida como um espaço democrático, pressupondo um requisito indispensável diante dos papéis que assume: a democratização da gestão. O projeto político pedagógico, pensado sob a lógica da vivência democrática, tem por princípio superar a recorrente divisão social do trabalho e as práticas autoritárias existentes na escola.
Nesse sentido, o III COBEI pretende refletir e debater sobre os desafios e potencialidades dos currículos escolares construídos com a participação coletiva, que se identificam como democráticos, congregando diversos sujeitos sociais e agregando valores socioculturais significativos dos contextos territoriais à formação integral dos estudantes.
5. EDUCAÇÃO INTEGRAL: INOVAÇÕES NA ÁREA E INTERFACE COM OUTRAS TEMÁTICAS
A Educação Integral esteve presente historicamente, como meta, em todas as pedagogias inovadoras. Há, de fato, suficientes conhecimentos, objetivos e valores educativos – contrastados por evidências e experiências – que nos proporcionam certezas racionais e éticas para saber que concepções e práticas pedagógicas podem levar à conquista de maiores cotas de emancipação, liberdade e justiça social, que conhecimentos contribuem para uma formação mais sólida, e que propostas inovadoras possibilitem aprendizagens significativa e socialmente relevantes para o exercício pleno da cidadania.
Nessa trajetória, verificamos iniciativas e experiência que favoreceram e fortaleceram discussões acerca da Educação Integral. Muitas vêm superando o isolamento, a fragmentação do conhecimento, integrando os diferentes saberes, ressignificando espaços e tempos, e territorializando seus currículos, promovendo, desta forma, transformações substanciais, significativas e relevantes em seus territórios e comunidades de aprendizagens.
Nesse sentido, o III COBEI promoverá o encontro das diversas iniciativas e experiências indispensáveis para uma educação que se quer integral e integradora. Estarão no centro das discussões desse eixo: as práticas educativas que corroboram para a integração de saberes, rompendo com os processos de fragmentação curricular, e, consequentemente, com as aprendizagens colonizadoras do pensamento; a educação para as relações étnico-raciais; educação inclusiva, humanizadora e emancipatória; a construção da cultura de paz; a visibilidade das culturas do território e articulação intersetorial com as redes de proteção; as metodologias, estratégias e recursos diversificados de acesso e construção do conhecimento; consciência e sustentabilidade socioambiental, economia solidária e educação financeira; os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em diálogo com as práticas pedagógicas; cultura corporal, aprendizagem emocional e promoção da saúde; a criança, o adolescente e o adulto como sujeitos de direitos, mais ativos e protagonistas no processo de aprendizagem.
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Perguntas Frequentes
Gostaria de saber até quantos trabalhos posso submeter como autora e quantos como coautora.
Cada proponente poderá apresentar até 3 (três) trabalhos, como autor(a) e/ou coautor(a), em modalidades diferentes, no mesmo eixo temático ou outro(s).
Gostaria obter mais informações sobre como acontece o relato de experiência?
Relato de uma atividade desenvolvida em distintos ambientes escolares e não escolares, registrado em formulário específico disponível no site. O relato pode ser apresentado em conjunto por professores e alunos envolvidos na atividade pedagógica em andamento ou já realizada.
Esse evento vai ter transmissão online? Posso enviar meu trabalho para apresentação online?
O evento terá, em algumas atividades, cobertura da TV PUC e transmissão online, porém as apresentações de trabalhos acontecerão na modalidade presencial.
Se eu me inscrever na modalidade oficina, terei que estar presencialmente? Todas as modalidades de participação são presenciais?
Sim. O evento terá transmissão online em algumas atividades, porém a participação como ouvinte para certificação e apresentação de trabalhos serão na modalidade presencial.
Gostaria que um grupo de professoras apresentasse, porém ao fazer a inscrição, aparece para colocar apenas um nome. Fique com dúvidas em relação a esse detalhe. Aparece para colocar um nome conforme aparecerá no crachá. E as demais pessoas? Pretendo fazer a inscrição para um relato de prática.
Apenas um proponente deve realizar a submissão caso o trabalho tenha mais de uma autoria. O proponente irá adicionar demais autores (as) - nome e e-mail - no campo solicitado no sistema de submissão do III COBEI. Todos (as) devem realizar a inscrição individualmente em Inscrição Geral do Evento, com o mesmo e-mail cadastrado pelo proponente.
Somente uma pessoa inscreve o trabalho ou todos os autores se inscrevem?
Por gentileza, gostaria de saber se ao me inscrever para apresentar um pôster é necessário comparecer impreterivelmente a todos os dias e horários do evento ou se existe alguma programação específica. Pergunto pois trabalho e estudo dentro dos horários previstos e não conseguirei estar presente todos os dias.
Não é necessário comparecer todos os dias. Pode comparecer no dia da apresentação do trabalho e participar também de outras atividades neste dia. O III COBEI emitirá certificado de participação com apresentação de trabalho, certificado de participação como ouvinte para quem frequentar os três dias do Congresso e atestado de horas para quem participar como ouvinte em um ou dois dias.
Gostaríamos muito de apresentar um trabalho da nossa unidade escolar, porém não podemos participar dos três dias de congresso. Se a gente realizar a inscrição para apresentar precisa participar dos três dias? Podemos participar apenas no dia que apresentaríamos se fôssemos escolhidos? Vai ter dispensa de horário?
Podem participar com a apresentação de trabalho e como ouvintes nas demais atividades do Congresso na referida data. Não haverá dispensa de ponto na rede municipal de São Paulo. O III COBEI emitirá certificado de participação com apresentação de trabalho, certificado de participação como ouvinte para quem frequentar os três dias do Congresso e atestado de horas para quem participar como ouvinte em um ou dois dias.
Posso inscrever minha dissertação de mestrado com pesquisa realizada em esc. de tempo integral?
Sim, desde que participe presencialmente do evento para a apresentação da pesquisa. A proposta do III COBEI é promover o encontro dialógico entre os estudos e os conhecimentos produzidos sobre Educação Integral.
A audiência virtual também terá certificado?
Não haverá certificação para público virtual.
Gostaria de saber se os trabalhos completos serão publicados com ISBN.
Haverá publicações e ISBN.
Submissões
Cada proponente poderá apresentar até 3 (três) trabalhos, como autor(a) e/ou coautor(a), em modalidades diferentes, no mesmo eixo temático ou outro(s). Todos os trabalhos a serem submetidos devem ser enviados exclusivamente pelo sistema de submissão do evento, por meio do cadastro pessoal do(s) autor(es) para que sejam avaliados pelo Comitê Científico, respeitando as orientações de formatação e normas que regem a submissão de trabalhos, disponibilizadas nos links a seguir.
O III COBEI propõe-se a promover um encontro dialógico entre os estudos e os conhecimentos produzidos envolvendo
professores de pós-graduação, graduação, licenciaturas, educação básica, de
contextos de educação formal, informal e não formal, de projetos socioculturais
e afins com as práticas educativas promotoras de Educação Integral. Para tanto,
as atividades se caracterizam como palestras, mesas-redondas com convidados e sessões de apresentação de trabalhos
nas modalidades descritas a seguir.
Minicurso/ Oficina: com duração de até três horas presencial, com atividades desenvolvidas em
distintos ambientes escolares e não escolares. Pode ser realizada em
conjunto por profissionais da Educação formal, informal e não formal.
Pôster: formato
de artigo curto contendo um relato analítico sobre pesquisas (doutorado,
mestrado ou iniciação científica), experiências pedagógicas em andamento ou concluída.
Relato de Prática Pedagógica - relato de uma atividade desenvolvida em distintos ambientes escolares e não escolares, registrado em formulário específico disponível no site. O relato pode ser apresentado em conjunto por professores e alunos envolvidos na atividade pedagógica.
Comunicação Oral - formato de artigo completo caracterizado como um trabalho original e ainda não publicado. O artigo pode versar sobre análise de uma experiência ou resultados de pesquisa, descrição de projeto em andamento, desenvolvimento de materiais didáticos digitais de apoio ao currículo, sempre seguindo o rigor e a estrutura de trabalho científico.
O evento possui vagas limitadas para participação e apresentação de trabalhos nas modalidades especificadas, tendo como foco um dos seguintes eixos temáticos:
Educação Integral: saberes docentes
estruturantes na formação de professores
- Formação de professores nos tempos e espaços de
discussão e pesquisa-ação na escola e território.
Educação Integral na perspectiva da
educação como direito e os desafios para a atualidade – Gestão Democrática
- Grêmio Estudantil;
- Assembleias Escolares;
- Espaços de escuta e constituição das rodas;
- Protagonismo Infantil e Juvenil;
- Educomunicação e Mídia;
-Trabalho Colaborativo de Autoria (TCAs), projetos e
pedagogia participativa;
- Projeto Político Pedagógico - Comunidade e Escola;
- Conselhos de Escola e Conselho de representantes do
Conselho de Escola (CRECE);
- Rede de Proteção Social;
- Comissão de Mediação de Conflitos.
Educação Integral: inovações na área e
interface com outras temáticas
- Práticas educativas que corroboram para a integração
de saberes, rompendo com os processos de fragmentação curricular,
e, consequentemente, com as aprendizagens colonizadoras do
pensamento;
- Educação para as relações étnico-raciais;
- Educação inclusiva, humanizadora e emancipatória;
- Construção da cultura de paz;
- Visibilidade das culturas do território e articulação
intersetorial com as comunidades de aprendizagens;
- Metodologias, estratégias e recursos diversificados
de acesso e construção do conhecimento;
- Consciência e Sustentabilidade Socioambiental,
Economia Solidária e Educação Financeira;
- Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em
diálogo com as práticas pedagógicas;
- Cultura Corporal, Aprendizagem emocional e Promoção
da Saúde;
- A criança, o adolescente e o adulto como sujeitos de
direitos, mais ativos e protagonistas no processo de aprendizagem.