A PUC-SP, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PROCRC), dá as boas-vindas à comunidade puquiana ao segundo semestre de 2022. Em especial, acolhemos os(as) novos(as) alunos(as) dos diversos cursos que iniciam sua jornada de formação na PUC-SP: Administração, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais.
Neste segundo semestre, todas as atividades acadêmicas permanecem presenciais, mas os cuidados biosanitários com a pandemia do Sars Covid-2 seguem valendo e precisam continuar a ser observados por todos.
Como não poderia deixar de ser, as ações da Recepção trazem como Tema de referência o Bicentenário da Independência do Brasil. Trata-se de um tema de grande oportunidade e relevância. Por um lado, é inequívoco que o fato histórico da Independência do Brasil, em 1822, encerra o período colonial e marca a autonomia jurídico/política do País perante a colonização portuguesa. Mas é igualmente verdade que o bicentenário nos interroga e pede um balanço de nossa história. De fato, as encruzilhadas políticas, econômicas e socioambientais no mundo e no País, refletidas internamente, entre outras dimensões, pelo aumento da pobreza, do desemprego, do desalento, do brutal retorno ao Mapa da Fome e da escalada de destruição do meio-ambiente, obrigam à reflexão e indagam sobre independências ainda a conquistar.
Por isso, programamos eventos para discutir os 200 anos da independência do Brasil do ponto de vista da democracia, da soberania, dos valores republicanos, da cidadania e da decolonialidade. A independência formal/jurídica e a permanência das opressões neocoloniais de raça, gênero e classe precisam estar em debate, e a universidade tem papel importante nessa problematização e na construção de respostas a tais contradições.
Participem! Acompanhem a programação detalhada, inclusive as atividades específicas de cada curso, no site da recepção: pucsp.br/novosestudantes/