Oficina: O gênero artigo de opinião como ferramenta de transformação cultural, argumentativa e discursiva na sala de aula

Oficina: O gênero artigo de opinião como ferramenta de transformação cultural, argumentativa e discursiva na sala de aula

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

Sobre o evento

O ensino de Língua Portuguesa tem explorado novos caminhos, buscando ações didáticas que se baseiam no estudo de diferentes gêneros textuais e discursivos, integrando-os ao processo de ensino/aprendizagem da língua materna. Essas ações visam desenvolver competências e habilidades relacionadas às diversas formas de comunicação estabelecidas pelas diferentes esferas sociais. Dentro desse contexto, o gênero artigo de opinião se destaca como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e discursivas, especialmente no ambiente escolar. Ele aborda temas que incentivam os alunos a refletirem e expressarem seus pontos de vista sobre questões sociais, culturais e políticas. Quando trabalhado em sala de aula, esse gênero se torna ainda mais poderoso se combinado com a análise do discurso de linha francesa, já que essa abordagem oferece ferramentas que ajudam a desvendar as camadas de significados presentes no texto, revelando como os enunciados são construídos para persuadir, influenciar e refletir determinadas ideologias.

Inscrições

Calendar

Não disponível

Convidados

Micheline Tacia de Brito Padovani

Priscilla Claúdia Pavan de Freitas



Oficina: O gênero artigo de opinião como ferramenta de transformação cultural, argumentativa e discursiva na sala de aula

Organizado por

Instituto de Pesquisa - IP PUC-SP

ENTRAR EM CONTATO

Contato com o Organizador