{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O VIII Seminário Web Currículo, se realiza desde o ano de 2008, em uma promoção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, mediante iniciativa e responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Faculdade de Educação. Em sua oitava edição o seminário foi realizado no período de 21 a 23 de novembro de 2023 e assumiu o tema Espaços, Tempos e Contextos Híbridos.

O evento se constitui como espaço de formação e diálogo entre pesquisadores, gestores, docentes e discentes de distintas áreas de conhecimento e profissionais que trabalham no campo das tecnologias em educação, fomentando o compartilhamento de experiências e conhecimentos, a identificação das contribuições da pesquisa científica, dos avanços das práticas que integram o currículo e as tecnologias e de novas questões de investigação. Além disso, trata-se de um espaço de reafirmação da liderança da PUC-SP nos campos de estudos sobre educação e tecnologias, educação a distância on-line, remota, híbrida, educação inclusiva, cultura digital, educação híbrida, inteligência artificial, entre outros.

O Seminário tem os seguintes objetivos:

  • Proporcionar um ambiente dialógico de partilha de experiências e de fomento a novas ideias entre professores de diferentes níveis de ensino, pesquisadores, estudantes e outros profissionais;
  • Identificar fundamentos, resultados e metodologias de investigação, desenvolvidos com foco em contextos de aprendizagem presenciais, a distância ou híbridos, que integram as mídias e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
  • Fomentar o debate sobre concepções e práticas curriculares, que se desenvolvem com a mediação de distintos dispositivos tecnológicos, em especial aqueles que propiciam a mobilidade, associados com outros recursos, criando condições para a integração entre contextos de aprendizagem, presenciais e virtuais, educação formal, não formal e informal mediante uma perspectiva humanista.

Esta obra, apresentada em formato de e-book, contém os trabalhos submetidos pelos autores conforme orientações expressas nas normas do evento, que foram aprovados pelo Comitê Científico para apresentação no VIII Seminário Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos, e posteriormente revistos para compor esta publicação.

Os trabalhos versaram sobre diversos eixos temáticos, com destaque para: Ética e responsabilidade digital em educação; Currículo e tecnologias em contextos emergentes; Formação de professores na cultura digital; Inovação educacional e curricular na prática; Políticas públicas de currículo; Currículo, conhecimento e cultura; Formação de professores; Inteligência artificial em educação; Educação híbrida; Escolarização aberta e educação inclusiva; Ciência aberta.

Constam neste e-book os trabalhos completos apresentados nas modalidades: Comunicação oral; Pôster; Seminário de Pesquisa. Apresentam-se, também, os resumos dos trabalhos da modalidade relato de prática e dos Simpósios, cujos textos agregam três comunicações orais.

Os textos que compõem este e-book evidenciam a pluralidade de fundamentos, metodologias e contextos estudados pelos autores, mostrando a diversidade real do campo de estudos e de práticas acerca de tecnologias em educação, bem como a polissemia conceitual do currículo e de sua integração com as tecnologias. A discrepância entre as ênfases teóricas, metodológicas e as práticas retratadas ilustra o respeito à diversidade e o fortalecimento do Seminário Web Currículo como espaço de diálogo e de defesa de uma educação mais humanizadora, com equidade, justiça social e curricular, voltado à propagação do conhecimento e à partilha de experiências sobre temática candente das práticas sociais, laborais, educacionais, acadêmicas e políticas.

Trata-se assim de um testemunho do compromisso cívico e educacional da universidade, de professores, pesquisadores e profissionais de distintos setores de atividades e organizações, de tornar público o conhecimento produzido por meio de pesquisas e de relatos de experiências trabalhando com os instrumentos culturais, especialmente com as mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação, que assumem papel central na cultura digital associada com a diversidade de culturas inerente à sociedade contemporânea.

Por conseguinte, a obra referente aos Anais do VIII Seminário Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos, espelha o empenho e a participação da academia, de pesquisadores, educadores e outros profissionais na produção e disseminação do conhecimento sobre as temáticas em foco, com potencial de provocar novas reflexões, novos questionamentos e temas de pesquisas.

A comissão organizadora do VIII Seminário Web Currículo agradece a todos pela inestimável contribuição, competência e compromisso. Gratidão especial àqueles que contribuíram com suas brilhantes palestras e apresentações em ciclos dialógicos, aos autores que submeteram suas produções à crítica do Comitê Científico, aos pareceristas que se dedicaram à leitura atenta e apreciação dos trabalhos submetidos, aos membros das diversas comissões do evento, ao suporte técnico e demais colaboradores (alunos, egressos e monitores), a todos que tornaram viável a publicação desta obra!  




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}