Carregando
| ★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
A linguagem vem ganhando cada vez mais espac¸o em pesquisas na a´rea da Educac¸a~o Matema´tica no Brasil, tanto em estudos que envolvem a ana´lise da leitura e escrita de textos matema´ticos, como em diferentes concepc¸o~es de formas de comunicac¸a~o nas aulas de matema´tica. Esses estudos, em geral, te^m uma abordagem apoiada na lingui´stica, seja tomando a linguagem como representac¸a~o em interac¸o~es sociais ou como constitutiva da realidade.
No Brasil, temos visto prosperar estudos que trazem a linguagem para o centro da discussa~o na Educac¸a~o Matema´tica, como aqueles que se utilizam da filosofia da linguagem, estudos do discurso, da traduc¸a~o, letramento e alfabetizac¸a~o matema´tica, entre outros.
Dessa forma, o Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (SENALEM) busca, em todas as suas edições, apresentar pesquisas na a´rea da linguagem e educac¸a~o matema´tica, trazendo grandes contribuic¸o~es para a a´rea.
O I Senalem foi realizado de 05 a 07 de dezembro de 2016, na UFPA, em Bele´m, e organizado pelo GELIM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matema´tica).
O II Senalem foi realizado em dezembro de 2018 no Rio de Janeiro, e organizado pela UERJ.
O III Senalem seria realizado em dezembro de 2020, mas devido a` pandemia foi adiado para dezembro de 2021, sendo realizado em Arraias no Tocantins e organizado pela UFT.
O IV Senalem foi organizado pela Unifesspa em Maraba´ e realizado de 6 a 8 de dezembro de 2023.
E o V Senalem foi organizado pelo grupo de pesquisa ForProfMat (Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente) da PUC-SP e realizado de 3 a 5 de dezembro de 2025.
O potencial de um evento que envolve professores e pesquisadores que pesquisa sobre Linguagem e Educação Matemática não deve ser desconsiderado no cenário científico e tecnológico atual. A ciência, a tecnologia e a inovação são movidas, em grande parte, por pesquisas realizadas em diferentes centros ao redor do mundo, e a discussão sobre os resultados, com a colocação de novas questões, bem como a comparação de resultados entre as diversas propostas, são motores para a construção do conhecimento e para a inovação.
Assim também ocorre na temática da Linguagem e Educação Matemática, em que eventos científicos podem permitir atualização, celebração de parcerias, discussão de progressos, circulação de ideias e criação de novas propostas que permitirão gerar inovações e progressos na área educacional.
Três edições ocorreram na região Norte e uma na região Sudeste. Nesse sentido, a realização do V SENALEM na cidade de São Paulo busca trazer novamente essa temática para as discussões científicas da região Sudeste e trouxe benefícios para o desenvolvimento científico das pesquisas de todos que participaram do evento.
O V Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (V SENALEM) abordou a temática "Matemática, discurso e linguagens: contribuições para a Educação Matemática".
E os objetivos gerais do V Senalem foram:
- Promover um ambiente de reflexão, discussão, formação e intercâmbio de pesquisadores em Linguagem e Educação Matemática.
- Compartilhar resultados de pesquisas, estudos e experiências que investigam sobre temas da Linguagem e Educação Matemática.
Mais especificamente, entre as contribuições identificas com a realização do V SENALEM, podem-se citar, sem esgotar as inúmeras possibilidades:
· Tratativas para a formação de parcerias de estudo e pesquisa, o que pode concorrer para a promoção da melhoria nas investigações na área de Linguagem e Educação Matemática, inclusive na pós-graduação;
· Atualização dos progressos feitos em termos de estratégias didáticas para o ensino de Matemática e formação de professores;
· Aprofundamento das discussões teóricas que permitem criar alternativas para fomentar o aspecto crítico da aprendizagem, a participação autônoma dos alunos, as modalidades avaliativas e as formas diversificadas pelas quais se pode trabalhar com propostas de ensino com qualidade, incluindo ensino presencial, a distância ou remoto;
· Discussão sobre a possibilidade de apropriação, por parte dos congressistas, em seus respectivos sistemas de ensino, de metodologias ativas envolvendo Linguagem e Educação Matemática, com base em experiências envolvendo diferentes técnicas e propostas inovadoras.
Nesta edição, o evento propôs sete eixos de temáticos para a submissão dos trabalhos. São eles:
Eixo 1: Linguagem Matemática na Educação Matemática
Eixo 2: Letramento e Alfabetização Matemática
Eixo 3: Filosofia da Linguagem e Educação Matemática
Eixo 4: Práticas Pedagógicas, Linguagem e Educação Matemática
Eixo 5: Comunicação, linguagem e educação matemática
Eixo 6: Semiótica, Linguagem e Educação Matemática
Eixo 7: Educação Matemática e Linguagens na Perspectiva Inclusiva
Os participantes podiam submeter comunicações científicas, pôsteres e oficinas. Assim, o V Senalem contou com:
168 participantes inscritos
76 submissões aceitas
9 oficinas aceitas
3 pôsteres aceitos
64 comunicações científicas aceitas.
Os trabalhos aprovados possuem pesquisadores oriundos das cinco regiões brasileiras:
Região Norte: 45 pesquisadores
Região Nordeste: 7 pesquisadores
Região Centro Oeste: 15 pesquisadores
Região Sudeste: 88 pesquisadores
Região Sul: 13 pesquisadores
| {{item.denominacao}} |
Responsável
Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique
manrique@pucsp.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}