Participe de um debate enriquecedor com especialistas e acadêmicos do Brasil e do mundo sobre temas essenciais relacionados ao genocídio, crimes contra a humanidade e direitos humanos.
O I Congresso Internacional sobre Genocídio, Crimes contra a Humanidade e Direitos Humanos, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), abordará questões fundamentais, como a prevenção ao genocídio; a análise e os impactos de casos históricos, incluindo o Genocídio Armênio, o Holocausto nazista e o Genocídio em Ruanda; os efeitos da inteligência artificial e das mudanças climáticas na ocorrência de novos crimes de genocídio; a importância da educação em direitos humanos; e o papel das instituições jurídicas na promoção da paz e na prevenção dessas atrocidades.
Em 2025, o mundo relembrará os 110 anos do Genocídio Armênio. Em reconhecimento a essa data, o congresso integrará a programação do Ciclo de Eventos: 110 anos do Genocídio Armênio. Para marcar esse momento, diversas palestras e atividades serão realizadas, resgatando a memória do crime que vitimou mais de 1,5 milhão de armênios e influenciou diretamente a decisão de Hitler de perpetrar o Holocausto contra os judeus. A iniciativa conta com o apoio da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).
Edital de Chamada de Trabalhos: acesse aqui
A Comissão Organizadora do I Congresso Internacional sobre Genocídio, Crimes contra a Humanidade e Direitos Humanos informa que o prazo para submissão de artigos foi prorrogado até 15 de setembro de 2025.
Informa, ainda, que foi suprimida a exigência de participação no evento para a submissão de artigos.
O edital de chamada de trabalhos, atualizado em 23 de julho de 2025, já está disponível neste site.